Blogroll

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Animals


                                                                            Animals

Animals é o décimo álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, lançado em janeiro de 1977. Seguindo a linha dos álbuns anteriores, The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here, este também é um álbum conceitual, que faz críticas às condições político-sociais da Inglaterra dos anos 70, além de apresentar uma notável mudança no estilo musical do grupo. Animals foi gravado no estúdio da banda, Britannia Row, em Londres e sua produção foi marcada pelos primeiros sinais de discórdia que, posteriormente, culminariam na saída do tecladista Richard Wright da banda. A capa do álbum, um porco flutuando entre duas chaminés da Usina Termelétrica de Battersea, foi desenvolvida peloBaixista e letrista Roger Waters, em conjunto com Storm Thorgerson e Hipgnosis, colaborador de longa data do grupo.
O álbum foi lançado com críticas geralmente positivas no Reino Unido, onde atingiu a segunda posição da parada musical local. Também foi bem-sucedido nos Estados Unidos, atingindo a terceira posição na Billboard e, embora tivesse ficado apenas seis meses nas paradas norte-americanas, suas vendas lhe renderam uma certificação quádrupla de disco de platina, pela Associação da Indústria de Gravação da América. O tamanho dos locais em que a banda tocou na turnê In the Flesh e um incidente em que Waters cuspiu em um fã, foram os principais catalisadores para que o baixista desenvolvesse The Wall, o álbum subsequente da banda.

                                                                         Contexto

Em 1975 o Pink Floyd comprou um edifício de três andares em Britannia Row, Islington. Seu contrato com a EMI em troca de uma percentagem reduzida nas vendas havia expirado, assim que transformaram o edifício em um estúdio de gravação e armazém. Sua construção durou quase todo o ano de 1975, e em abril de 1976 a banda começou a trabalhar em seu oitavo álbum de estúdio, Animals, na nova instalação.1 2
Na Grã-Bretanha, 1976 foi um período dominado pela indústriaviolência racialalta inflação e desemprego. Durante este período, um novo movimento musical conhecido como punk rock, que em parte é uma declaração niilistacontra as condições sociais da maioria e também uma reação à complacência geral e nostalgia que arrodeava o rock, começava a crescer em popularidade. O Pink Floyd era um alvo óbvio para os músicos deste novo movimento, notavelmente quando Johnny Rotten vestia uma camisa do Pink Floyd em que ele tinha acrescentado "I HATE" (eu odeio) antecedendo o nome da banda. Mason declarou mais tarde que recebeu bem a "revolta do punk rock",3 e viu isso como um regresso à cena underground que o Pink Floyd tinha crescido. Em 1977 ele produziu o segundo álbum do The DamnedMusic For Pleasure, no Britannia Row.4

                                                                       Conceito

Embora Waters pudesse ser contra o novo movimento, as suas preocupações sobre a desigualdade, o preconceito e as atitudes sociais e políticas da época não estavam muito longe do que expressavam as novas bandas.5 O disco é baseado no livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, em que equipara os humanos a cada um dos três animais do livro: os cães são usados para representarem os homens da lei(KGB); os porcos como os políticos corruptos e moralistas; e as ovelhas, que sem pensamento próprio, cegamente seguem um líder. Enquanto o romance concentra-se no comunismo, o álbum é uma crítica direta ao capitalismo e, embora ambos defendam os ideais do socialismo democrático, o álbum difere em que a ovelha se rebela e domina os seus opressores.6
No livro biográfico do Pink Floyd, Comfortably Numb (2008), o escritor Mark Blake argumenta que a canção "Dogs" é uma das melhores obras de David Gilmour, e que seu desempenho é "explosivo".7 A canção contém uma significativa contribuição do tecladista Richard Wright, que faz sons fúnebres usando sintetizadores usados ​​no álbum anterior da banda, Wish You Were Here. "Pigs (Three Different Ones)" tem um som semelhante a "Have a Cigar", cheio de sons de guitarra do blues por Gilmour, e referências a defensora da censura (e um dos porcos no álbum) Mary Whitehouse são evidentes na letra.8 "Sheep" contém uma versão modificada do Salmo 23, onde um Senhor que "Faz-me pendurar em lugares altos e ele me converte a costeletas de cordeiro" (referindo-se as ovelhas do título) é celebrado. No final da canção, as ovelhas se rebelam e matam os cães, mas, em seguida, retiram-se para suas casas. O álbum termina com "Pigs on the Wing", uma simples canção de amor, em que ele vê um vislumbre de esperança, apesar da raiva expressa nas outras três canções do álbum. A música é fortemente influenciada pela relação de Waters com sua então namorada.8 9

                                                                      Gravação

A banda já havia trabalhado em várias ocasiões com o engenheiro Brian Humphries, que foi chamado para trabalhar neste álbum.1 A gravação foi feita no Britannia Row Studios entre abril e dezembro de 1976 e início de 1977.11 Duas faixas, "Raving and Drooling" e "You've Got to Be Crazy", que já haviam sido tocadas ao vivo e que foram consideradas para serem parte do Wish You Were Here, reapareceram como "Sheep" e "Dogs", respectivamente.1 A banda trabalhou nelas para que pudessem se adaptar ao novo conceito e foram separadas por uma nova composição de Waters, "Pigs (Three Different Ones)". Com exceção de "Dogs", coescrita por Gilmour, todas as faixas foram compostas por Roger Waters. "Pigs On the Wing" foi dividida em duas partes, e como os royalties são calculados por música, Waters recebeu mais dinheiro que Gilmour, apesar de "Dogs" ocupar quase todo o primeiro lado do álbum. A canção contém referências a vida privada de Waters - seu interesse romântico com Carolyne Anne Christie (casada com Rock Scully, empresário do Grateful Dead).12 Por estar distraído com o nascimento de seu primeiro filho, Gilmour contribuiu pouco para o fim do processo de gravação. Da mesma forma, nem Mason nem Wright contribuíram muito em Animais, em comparação com álbuns anteriores. Animals é o primeiro álbum da banda que não tem qualquer canção composta por Wright.13
A banda havia discutido a contratação de outro guitarrista para as turnês seguintes, de modo que Snowy white foi convidado para o estúdio. Depois que Waters e Mason apagaram acidentalmente um solo de guitarra de Gilmour, pediram a White que gravasse um solo para "Pigs on the Wing", que embora não aparecesse na versão LP, foi incluído na versão do álbum lançada em cartucho. White tocou depois na turnê do álbum.1 Mason lembrou que gostou mais de trabalhar em Animals que em Wish You Were Here.14 Já Wright disse que: "Animals foi um trabalho árduo. Não era um disco divertido de fazer, mas isso foi quando Roger realmente começou a acreditar que era o único escritor da banda. Ele acreditava que era só por causa dele que a banda ainda estava indo para frente, e obviamente, quando ele começou a desenvolver seu ego, a pessoa com quem ele tinha conflitos era eu."7

                                                                               Capa

Uma vez que o álbum estava completo, o novo trabalho foi na sua capa. Hipgnosis, designer da capa do álbum anterior da banda, ofereceu três ideias, uma das quais era uma pequena criança entrando no quarto de seus pais e os encontrando fazendo sexo: "copulando, como os animais!".15 Mas o conceito utilizado foi desenhado por Waters, que na época vivia em Clapham Common e passava várias em frente a Usina Termelétrica de Battersea, que já estava perto de ser fechada. A vista do edifício foi escolhida para a imagem da capa, e a banda contratou a empresa alemã Ballon Fabrik (que já havia construído dirigíveis Zeppelin)16 e o artista australiano Jeffrey Shaw para a construção de um balão suíno de 9,1 m (conhecido como Algie).17 O balão foi cheio com hélio e colocado frente ao edifício em 2 de dezembro, com um atirador treinado pronto para disparar, se ele escapasse. Infelizmente, o mau tempo atrasou a sessão de fotos e o empresário da banda, Steve O'Rourke, não tinha planos de contratar o atirador por mais dias. No outro dia, o balão se soltou das cordas e desapareceu de vista. Ele pousou em Kent, sendo recuperado por um fazendeiro local, que aparentemente estava furioso porque "havia assustado suas vacas".18 Depois, escolheram outro dia para a sessão de fotos, mas como as fotografias iniciais da central de energia foram consideradas melhores, a imagem do porco foi sobreposta sobre uma dessas.18 19
O tema da capa também está incluída nos rótulos do LP. No lado A mostra uma objetiva olho de peixe de um cão em um campo tipicamente inglês, enquanto o lado B mostra um porco e uma ovelha no mesmo local. Eles usaram a caligrafia de Nick Mason como fonte tipográfica para todo o álbum. Dentro da embalagem foram utilizadas fotografias monocromáticas das ruínas ao redor da usina.18

                                                                           Faixas

Lado A

1-"Pigs on the Wing (Part I)"
2-"Dogs"

Lado B

1-"Pigs (Three Different Ones)" 
2-"Sheep"
3-"Pigs on the Wing (Part II)" 

0 comentários:

Postar um comentário