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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Wish You Were Here


                                                          Wish You Were Here

Wish You Were Here é o nono álbum de estúdio da banda britânica de rock progressivo Pink Floyd, lançado em Setembro de 1975.1 2 Inspirado por material composto pela banda enquanto se apresentavam pela Europa, ele foi gravado após numerosas sessões nos Estúdios Abbey Road, em Londres. O álbum explora temas como ausência, indústria musical e a deterioração mental de Syd Barrett, um dos fundadores do grupo.1 As primeiras sessões se constituíram em um processo difícil e árduo, sendo iniciadas com a ideia de Waters de dividir a peça central do álbum, "Shine On You Crazy Diamond", em duas partes, unindo-as com novas composições. "Shine On" é um tributo à Barrett,1 3 4 que, coincidentemente, fez uma visita ao estúdio enquanto ela estava sendo gravada. A banda não conseguiu reconhece-lo imediatamente, uma vez que ele havia ganhado peso e sofrido alterações em sua aparência.5
Assim como em seu trabalho anterior, The Dark Side of the Moon, a banda fez uso de efeitos de estúdio e sintetizadores; a embalagem do disco, novamente projetada por Storm Thorgerson, continha uma manga negra escondida na arte do álbum. Wish You Were Here estreou em um show realizado em Knebworth, em Julho de 1975, e foi lançado em Setembro daquele ano, tornando-se um instantâneo sucesso; a gravadora EMI não conseguiu fazer cópias suficientes para satisfazer a demanda pelo disco. Ainda que, inicialmente, o álbum tenha recebido críticas mistas, ele se tornou aclamado pelos críticos, sendo listado na 209ª posição da lista "500 Melhores Álbuns de Sempre" da revista Rolling Stone.6 David Gilmour e Richard Wright já declararam que Wish You Were Here é o álbum da banda favorito de ambos.7 8
Wish You Were Here atingiu a primeira posição nas tabelas da Billboard, vendendo até hoje, mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi galardoado com disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e como sêxtupla platina em 16 de Maio de 1997, pela Recording Industry Association of America.9 No mundo inteiro, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias.10

                                                           Antecedentes

Durante 1974, o Pink Floyd havia esboçado três novas composições, "Raving and Drooling", "You Gotta Be Crazy" e "Shine On You Crazy Diamond"nota 1 11 , tendo tocado-as em uma série de apresentações na França e na Inglaterra, em sua primeira turnê desde The Dark Side of the Moon, em 1973. A banda nunca havia contratado um publicista e se mantinha afastada da imprensa. O relacionamento do grupo com a mídia era azedo e, após uma crítica profundamente cínica do novo material da banda, feita por Nick Kent — um devoto de Syd Barrett — e Erskine Pete, da revista NME, eles voltaram para o estúdio na primeira semana de 1975.11

                                                             Conceito

Wish You Were Here é o segundo álbum do Pink Floyd a usar um tema conceitual escrito inteiramente por Waters, e ecoa o seu sentimento de que, à época, a camaradagem desfrutada pela banda anteriormente já não estava mais presente.12 O álbum se inicia com oito minutos e trinta segundos de um preâmbulo instrumental antes de entrar na letra de "Shine Ou You Crazy Diamond", um tributo ao ex-integrante da banda Syd Barrett, cujo colapso mental provocado pelo uso de drogas o forçou a deixar a banda, alguns anos antes.5
O álbum também é uma crítica à indústria musical; "Shine On" desvanece-se em "Welcome to the Machine", que se inicia com a abertura de uma porta — descrita por Waters como símbolo de que o, onde progresso e a descoberta musical foram traídos por uma indústria musical interessada apenas em lucro e sucesso. A música se encerra com sons de festa, sintetizando "a falta de contato e sentimentos reais entre as pessoas". Similarmente, "Have a Cigar" despreza os "chefões" da indústria musical. Sua letra contém clichês bastante utilizados, como "mal posso contar"nota 2 , "eles chamam isso de andar no trem da alegria"nota 3 , e "a propósito, quem é o Pink?"nota 4 — uma pergunta que, na realidade, foi feita diversas vezes à própria banda.11 A letra de "Wish You Were Here", por sua vez, contém elementos que não se relacionam somente à condição de Barrett, mas também àdicotomia de Waters, como um idealista, e uma personalidade autória.11 O álbum se encerra com uma reprise de "Shine On", com excursões instrumentais adicionais.

                                                               Gravação

Alan Parsons fora o engenheiro de som da EMI designado para o The Dark Side of the Moon, o álbum anterior do Pink Floyd. Todavia, após seu lançamento, ele rejeitou a oferta de continuar a trabalhar com a banda (ao invés disso, ele obteve sucesso com o seu grupo The Alan Parsons Project).12 O grupo havia trabalhado com Brian Humphries em More — gravado nos Estúdios Pye12 — e, novamente, em 1974, quando ele substituiu um inexperiente engenheiro contratado a curto prazo.12 Ele era, portanto, a escolha natural para trabalhar no novo material da banda, embora fosse um estranho para a equipe em Abbey Road, encontrado algumas dificuldades iniciais, incluindo uma situação em que ele, sem querer, foi responsável por estragar as faixas de fundo de "Shine On" — uma parte em que Waters e Mason tinham levado horas para aperfeiçoar. Toda essa parte, corrompida com eco, teve de ser regravada.11 12 13
Trabalhando no Estúdio Três de Abbey Road12 , a banda achou difícil, em primeira instância, compor quaisquer novos materiais, especialmente porque o sucesso de The Dark Side of the Moon deixou todos física e emocionalmente abalados. Richard Wright descreveu as sessões iniciais como "um período difícil", e Roger Waters, como "tortuoso".11 O baterista Nick Mason achou o processo de gravação em múltiplas faixas tedioso12 , eDavid Gilmour estava mais interessado em aprimorar o material já existente. Ele também passou a se frustrar para com Mason, cujo casamento malogrado havia provocado indisposição e apatia ao baterista, o que afetava sua performance.11 Mason admitiu, também, que a crítica de Nick Kent à NME talvez tenha tido alguma influência, ainda que tenha mantido a banda unida.12 14
Todavia, após algumas semanas, Waters passou a enxergar um novo conceito.11 As três novas composições da turnê de 1974 foram, ao menos, o ponto inicial para um novo álbum, e "Shine On You Crazy Diamond" pareceu uma escolha razoável para assumir o posto central desse novo trabalho. Em sua maioria, tratava-se de uma peça instrumental de mais de vinte minutos, similar à Echoes, e a abertura da guitarra, composta de quatro notas, trouxe à mente de Waters o "fantasma" de Syd Barrett.11 Gilmour havia composto a frase por acidente, mas foi encorajado pela resposta positiva de Waters.15 Waters queria dividir "Shine On", inserindo duas novas canções entre as duas metades, ideia que foi desaprovada por Gilmour, mas que foi colocada em prática após uma votação, em que Gilmour perdeu por três votos a um.10 . "Welcome to the Machine" e "Have a Cigar" tinham letras com "ataques" à indústria musical, atuando em conjunto com "Shine On", buscando retratar a ascensão e a queda de Barrett, "porque eu queria chegar o mais perto possível do que eu senti [...] um tipo de melancolia indefinível e inevitável sobre o desaparecimento de Syd", disse Waters.11 "Raving and Drooling" e "Gotta Be Crazy" não tinham lugar no conceito, sendo deixadas de lado12 , embora viessem a aparecer, posteriormente, em Animals.

O "crazy diamond"[editar | editar código-fonte]

Um dos eventos mais notáveis durante as gravações de Wish You Were Here ocorreu em 5 de Junho de 1975. A banda estava terminando de mixar "Shine On You Crazy Diamond" quando um homem acima do peso, careca, com olheiras e segurando um saco plástico entrou na sala. Waters, que estava trabalhando no estúdio, não o reconheceu.5 Wright também não. Ele presumiu que o homem fosse um amigo de Waters e lhe perguntou sobre isso, mas percebeu que se tratava de Syd Barrett.11 Gilmour achou que se tratava de um integrante da equipe da EMI15 , e Mason também não conseguiu reconhece-lo, ficando "horrorizado" quando Gilmour lhe contou quem era. Em Inside Out, Mason relembrou da conversa com Barrett como "desconexa e não totalmente sensível"12 , enquanto Storm Thorgerson definiu a presença de Barrett: "Duas ou três pessoas choraram. Ele se sentou e falou um pouco, mas ele não estava realmente lá."15
Relatos indicam que Waters estava profundamente chateado com a silhueta de seu amigo, que foi perguntado pelo visitante Andrew King sobre como ele havia conseguido ganhar tanto peso. Barrett disse que ele tinha um grande refrigerador em sua cozinha, e que ele andava comendo muitas costeletas de porco. Ele também mencionou que estava pronto para que seus serviços fossem utilizados pela banda; todavia, ao ouvir a mixagem de "Shine On", não mostrou nenhum sinal de compreensão sobre a sua relevância nessa situação. Ele esteve presente na recepção de casamento de Gilmour, mas saiu sem dizer adeus; daquele dia em diante, nenhum membro da banda nunca mais o viu, até sua morte, em 2006.11 Ainda que a letra da música já tivesse sido criado, a presença de Barrett, naquele dia, pode ter influenciado a parte final da música — tocado por Wright, um sutil refrão de "See Emily Play" é audível ao fim do álbum.12
Eu estou muito triste pelo Syd. É claro que ele foi importante e a banda não teria nem existido sem ele, porque era ele quem escrevia todo o material. Não teria acontecido sem ele, mas por outro lado, não tinha como continuar com ele. "Shine On You Crazy Diamond" não é realmente sobre Syd — ele é só um símbolo para todos os extremos de ausência que algumas pessoas têm de passar porque é o único jeito com que elas podem lidar com o quão triste isso é [...] Eu achei terrivelmente triste.
Roger Waters15

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